28.4.09

Salvar o Planeta é Agora ou Agora





Pois é pessoal, pode parecer que estou mudando o foco deste blog, pois é o segundo post seguido que estou questionando sobre o assunto. Mas do que adianta pensar em história e não pensar no futuro? Gosto de pensar em história neste sentido como uma grande oráculo: mostra o que fizemos de errado no passado para não fazermos no futuro.
Estou bastante perplexa com a importância que estamos vendo com a Crise Financeira e o total descaso com a Crise Ambiental.

Uma pergunta: por acaso você está mais preocupado com a Crise Financeira que não vai permitir que você compre sua bota de couro ou realize a reforma na sua casa, ou que vamos ficar sem água muito mais rápido do que você pensa e que rapidinho a Amazonia vai virar uma imensa savana? Ou ainda: do que adianta você estar empregado hoje e saber que é bem provável que na sua aposentadoria, você não tenha mais o mundo que conheceu na infância?

Não consigo entender porque é tão difícil mudar nossas atitudes e simplesmente acabar com o desmatamento, a contaminação das aguas, queima de combustível fóssil, e outras coisas absurdas que fazem nosso planeta morrer o mais rápido possível. Ah! Descobri: se simplesmente acabar com tudo isto, vamos piorar a nossa Crise Financeira ...

Poxa vida! Será que todo mundo prefere ter um carro do ano e uma grande quantia de dinheiro no bolso e não ter agua para beber? Ar para respirar?
Sinceramente acho que esta Crise Financeira é uma ótima oportunidade para pensar nas nossas atitudes e pisar no freio. Uma vida feliz é comprar compulsivamente e destruir tudo ao redor?

Vamos pensar no que compramos, de onde vem, o que vai influenciar no nosso ambiente. Pensar duas vezes antes de jogar algo fora. Procurar empresas de reciclagem. Procurar mudar nossas idéias para uma planeta sustentável.
Somente com atitudes como estas, que vamos forçar que as coisas mudem. Não estamos passando apenas por uma Crise Financeira. Estamos passando por uma crise social, ambiental, comportamental. E isto, é algo que está intimamente ligado com o cada um de nós. Não é um problema que está acontecendo só no Fantastico na série "Vozes do Clima". Não é o governo que tem que fazer alguma coisa, pois o planeta não é deles, o planeta é nosso.

Em dezembro de 2009 em Copenhagen, na Dinamarca, representantes de mais de 200 países vão se reunir para chegar a um acordo sobre como salvar o clima do planeta.No site do GreenPeace, é possível visualizar um mapa com os agentes causadores dos problemas climáticos. No site, também, é possível encaminhar uma mensagem que será destinada ao Presidente Lula para firmar a nossa opinião para que o Brasil possa zerar o desmatamento da Amazônia , expandir a geração elétrica renovável e criar uma rede de reservas marinhas para manter os oceanos vivos.

Faça a sua parte!

Mais em:
EcoViagem
Greenpeace
Super
VozesdoClima

Nenhum comentário:

Postar um comentário