6.3.09

Afiinal quem fala hoje do extermínio dos armênios?

P.L.U.C.K (Politically Lying, Unholy, Cowardly Killers)


Elimination, Elimination, Elimination
Die, Why, Walk Down, Walk Down
A whole race Genocide,
Taken away all of our pride,
A whole race Genocide,
Taken away, Watch Them all fall down.



Muitas coisas bizarras e cruéis ja aconteceram na nossa história. Isto é um fato. Entretanto, o mais triste é que, em muitos casos, estas barbaridades são esquecidas. Ou, como acontece muito hoje, são apenas notícias rápidas do Jornal Nacional, pois ninguém vai sair do sofá para lutar por justiça.

Sou fã do System of a Down, e escutando a musíca P.L.U.C.K decidi escrever este Post. Esta música é sobre o genocídio Armênio que ocorreu em 1915.

Este genocídio, foi estabelecido como o primeiro genocídio da história, e alguns estudiosos afirmam que a frase do título deste post (Afiinal quem fala hoje do extermínio dos armênios?) foi dita por Hitler em 1939 nas vésperas da invasão da Polônia.

Adota-se a data de 24 de abril de 1915 como início do massacre, por ser a data em que dezenas de lideranças armênias foram presas e massacradas em Istambul.

Em 2007,foi criado o documentário “Screamers”, que fala sobre a história dos genocídios através do século XX. Um dos grandes destaques da película fica por conta da participação do System of a Down.

O grupo, que tem todos os seus integrantes descendentes de armênios, é conhecido pelo seu engajamento em prol do país que foi alvo do genocídio turco no início do século passado. Cerca de 1,5 milhões de habitantes da Armênia foram exterminados no ocorrido.

Além de participar diretamente, o vocalista Serj Tankian teve seu avô, um dos sobreviventes do massacre, entrevistado: “Ele tem 96 anos, e como tudo aconteceu há cerca de 90 anos, é difícil achar sobreviventes daquela época. Ele perdeu todos os parentes no genocídio, passou fome e foi deixado em diversos orfanatos. É um milagre que ele tenha sobrevivido”.

4 comentários:

  1. Achei tu aqui! hihi.
    Legal conhecer o histório da música (e da banda!) eu não sabia! :)
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. é system fala a realidade mesmo na suas musicas,
    as musicas da banda são inpactanttes e muito boas.
    e uma triste historia mais e bom conhecer mais sobre a banda e saber que alguns dos familiares podem ter sofrido genocidio e triste.
    mais sou fá do system a melhor banda de rock que ja existiu.

    ResponderExcluir
  3. e muito lega system of a dawn e gosto muito do system of a dawn

    ResponderExcluir