13.3.09

NON DVCOR DVCO







A bandeira de São Paulo está em muitos pontos da cidade, mas com certeza a grande parte da população não tem a mínima idéia de seu significado. Pois bem, está ai. A fonte é do Wikipedia


O branco simboliza a paz, a pureza, a temperança, a verdade, a franqueza, a integridade, a amizade e a síntese das raças. O vermelho simboliza a audácia, a coragem, o valor, a galhardia, a generosidade e a honrra. A cruz (Cruz da Ordem de Cristo) evoca a fundação da cidade. O círculo é o emblema da eternidade e a frase no idioma latin descrito no brasão, significa, "Não sou Conduzido, Conduzo!" (NON DVCOR DVCO), reafirmando a posição de São Paulo como capital e líder de seu estado e como cidade mais importante do país em diversos aspéctos.

Foi instituída em 6 de março de 1987 pelo prefeito Jânio Quadros. Antes dela, a bandeira era toda branca com o brasão da cidade ao centro.

26 comentários:

  1. A muito tempo pergunto o significado da frase NON DVCOR DVCO ,nem o proprio funcionario municipal sabe o significado,deveria passar essa informação pois acho muito importante,pois esta espalhado por toda cidade de são paulo,obrigado

    ResponderExcluir
  2. Realmente existem pessoas que trabalham como funcionarios publicos e ate mesmos policiais que representão se segurança de nosso estado, e muitos desses ai não sabe o significado no brazão da bandeira pauliceia.

    Obrigado!

    Nacionalista, Integralista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo amor de deus "Pauliceia".... deveria ser Paulista né...

      Excluir
    2. Oieeeewe"PAULICEIAAAA" aí .....e se nem mesmo funcionários da PREFEITURA sabem dizer o que esperar dos Funcionários do estado.... Pra vc da "Pauliceia" o Brasil é um grande estado tbem ? Aaaaffffff eu hein

      Excluir
  3. Sou um "paulistano no exílio", morando na fronteira com Missiones (Argentina). Não sei se pela distância da minha cidade natal acabo me interessando mais por alguns detalhes que antes passavam completamente despercebidos... Sei lá... Sei que achei bem legal este post...

    ResponderExcluir
  4. adeilton moreira dos santos20 de janeiro de 2011 às 20:20

    deveria ensinar o significado nas escolas

    ResponderExcluir
  5. muito bem continue assim...
    existe coisas que estam bem presentes da gente e nos nem sabemos pra que serve o significado ou coisa tal precisamos conhecer a realidade dos simbolos espalhados por nosso país.
    POR AF'
    QUE DEUS TE ABENÇÕE NO NOME DE JESUS VISITA UMA IGREJA EVANGELICA ASSÉMBLEIA DE DEUS TEMPLO CENTRAL! VAI SER BOM

    ResponderExcluir
  6. sou uma garota de 16 anos evangélica e gosto muito de pesquizar sobre este tipo de coisa foi por acaso que descobri este site. E voce merece parabens

    ResponderExcluir
  7. bom em boas escolas como a minha ou até mesmo com bons professores ja ensinaram e mostraram que existe uma mensagem "subliminar" por detrás de tudo isso e ñ é tão bonito quanto descrito no Wikipedia. Essa bandeira só é diga aos lideres que nos conduzem e nos passam as ordens, o mesmo diz na bandeira nacional q diz 'Ordem e progresso" a ordem que eles querem é pobre no trabalho e ricos no poder para assim termos progresso... ou seja pobre cada vez mais pobre e rico cada vez mais rico.
    Pena que poucos veem isso na escola ou na faculdade.

    ResponderExcluir
  8. Oi, legal alguém se interessar por esse tipo de coisa.
    Eu tenho tatuado nas costas essa frase "NON DVCOR DVCO" .. eu sei que você não perguntou, mas foi só um comentário infeliz.
    Blog legal.

    ResponderExcluir
  9. O Brasão dentro do circulo, é o Brasão que a Puc usa! pode isso?

    ResponderExcluir
  10. Ernande,M diz: gostei muito de saber o significado, sempre tive a curiosidade de saber, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  11. Conte 8 linhas do texto e achará o significado

    "Não sou Conduzido, Conduzo!" (NON DVCOR DVCO)

    ResponderExcluir
  12. Mario Carlos de Freitas3 de outubro de 2011 às 13:38

    O resultado da ditadura militar foi o quase esquecimento da história de São Paulo. Creio que em outros Estados possa ter ocorrido o mesmo, mas S.Paulo caiu no esquecimento. Esta Cidade, principalmente, sofre um preconceito enorme e infelizmente, nem os paulistanos sabem das páginas de heroismo vividas em suas ruas. Uma pena!

    ResponderExcluir
  13. Éssa frase é linda ,tambem tem éssa( pró São Paulo fiant eximia)por São Paulo façam se grandes feitos)ou (Brasil)no lugar de São Paulo.

    ResponderExcluir
  14. poxa... gostei muito do site... sempre me perguntei esse significado e agora tenho a resposta... vlw. e parabéns vanessa!

    ResponderExcluir
  15. Deus iudex unicus sententiam et nos!
    Saudade de um primário primoroso!
    Pensam que esses valores são aplicados como instrução hoje?
    Digamos a educação pública esquece dos paulistanos, paulista e descendentes dos seus migradores.
    Há esquecí hoje a familia é que é responsável pela educação, a escola é responsável pela instrução. Ué? Então por que chamamos de "Secretaria da Educação", ou seja, eles fazem de conta que são responsáveis pela educação mas, são pela instrução? Enquanto isso temos muitas crianças fingindo que são educadas e não sabem que apenas estão sendo instruidas!
    Tô com vergonha!O pior sou paulistano!!!

    ResponderExcluir
  16. Interessante: "A muito tempo" em lugar de "Há muito tempo"; "brazão" em lugar de "brasão"; em que língua vocês escrevem? Isso não é português.

    ResponderExcluir
  17. NON DVCOR DVCO soam bem para o Portugues João Ramalho, esse sim foi o fundador de São Paulo, o resto é prosa !

    ResponderExcluir
  18. Nao sou conduzido, conduzo!

    ResponderExcluir
  19. 1 mês depois eu nascia!

    ResponderExcluir
  20. Xeretando pelas curiosidades na �poca de seu anivers�rio a mais linda cidade do mundo para mim descobri que o seu lema foi escrito por um ilustre paulistano. � a mais pura verdade pode-se contar quantos paulistanos conhecem sua bandeira e seu lema. n�o sou paulista sou de outro estado sempre briguei com meus pais pois a divisa de 5 km era t�o facil me registrar nesta terra bem dita amo S�o Paulo de cora�o sou Paulistana escondo minhas origens n�o tenho vergonha de declarar que amo esta terra que acolhe de bra�os abertos quem aqui chega e s�o poucos que a respeitam e amam Ela � o exemplo para tudo realmente ela " CONDUZ NUNCA SERA CONDUZIDA" TE AMO S�O PAULO

    ResponderExcluir
  21. Vergonha...eu não sabia sendo uma paulistana,meu marido que é paranaense que me ensinou,ele sabia pode?
    Mas nunca é tarde para aprender,esta com certeza jamais esquecerei.

    ResponderExcluir